Anunciantes


Humor, crítica, crônica, comédia e sátira sobre o Rio de Janeiro, o Brasil e o Mundo |  Defendendo o humor inteligente do Capitalismo e do Aquecimento Global, antes que se torne brinde de pasta de dentes

sexta-feira, 3 de agosto de 2007



O poder do pensamento positivo

Nesse momento em que passo por um período melancólico, como disse anteriormente, observo do alto a crise aérea que nosso país vem enfrentando e lembro com saudade da época que a pista de Congonhas era duas vezes maior, em São Paulo quase não chovia, e nenhum vôo atrasava.

Lembro também da época que só Galvão Bueno e o povo brasileiro -- mas não os políticos -- eram especialistas em qualquer assunto imaginável.

Falando em políticos, havia alguns com boa oratória, personalidade e sangue quente, que dava até gosto ouvir, mesmo que discordasse de sua opinião. Estes, ao contrário de pai-adolescente, sumiram após assumir.

A única coisa que não mudou nestas últimas décadas, é FHC dando pitacos de algum lugar longe do Brasil.

Habituado que sou a freqüentar a nata brasileira, e de participar de memoráveis saraus com as melhores personalidades e maiores intelectos de nossa nação, olho ao redor e me vejo sozinho. Será que foram todos embora? Ou finalmente me tornei o maior intelecto vivo em terra brasillis?

Na falta de coisa melhor, venho passando o tempo lendo os comentários nos sites de notícia. É interessante tentar enxergar o ponto de vista de determinadas pessoas. O primeiro ponto que chama a atenção está na editoria de Ciência. Toda vez que um estudo é divulgado, por exemplo, Sonda descobre sinais de vapor de água em lua de Saturno, os comentários se resumem a sugerir que o dinheiro gasto nestas pesquisas seja usado pra acabar com a fome no mundo, ou o quanto é ridículo procurar sinais de vida se a Bíblia diz claramente (!) que só existe vida na Terra. Imagino que essas pessoas são contra vacinas e microondas também, ou pensam que esse tipo de coisa dá em árvore, sei lá.

Olhando uma notícia na editoria correlata, Astrologia e Celebridades, vejo que Astrólogos prevêem que Sol em Áries favorece nova ida de Paris Hilton à prisão. Ora, alguém por favor sugira o que fazer então com o tempo e dinheiro do pessoal envolvido nesta notícia.

Na editoria de Livros de Auto-Ajuda Coletiva da Moda, vejo uma matéria de 15 páginas sobre o livro O Segredo, uma entrevista de 22 páginas com a autora do mesmo, e o link pra matérias de revista sobre Os Segredos de O Segredo. Lendo os dois primeiros parágrafos de um destes links descubro que o livro faz parte do Clube de Oprah e revela "dentre outras coisas" como o pensamento positivo pode atrair coisas positivas para sua vida.

Mentalizei desejando não perder tempo nem gastar 30 reais num livro vazio e sem sentido, e meu desejo se realizou na hora!

Lembrei da minha crítica a 'Damn' Brown, o autor (?) de O Código da Vinci, quando ele diz no prefácio que muitos dos rituais secretos que ele descreve são verídicos. Ora, se um ritual secreto é de conhecimento público, ele não deveria deixar de ser secreto? E qual o sentido de manter um ritual secreto, uma vez que ele não é mais segredo pra ninguém?

Estendo a pergunta a autora deste novo livro: compartilhar um segredo com 15 milhões de pessoas não o faz, no mínimo, menos secreto? "Venha ler o Segredo que todo mundo já sabe!". "Leia o livro antes que mude de nome". Imperdível.

O prezado leitor deve se perguntar porque eu critico tanto esta categoria de livros, Auto-Ajuda Coletiva, e aquela editoria de notícias, Astrologia das Celebridades. Antes de mais nada, são duas implicâncias completamente diferentes.

No primeiro caso, critico aqueles que procuram respostas, sem nem saber a pergunta. Essas pessoas que começam o filme perguntando: "ele morre no final?". Para estas pessoas, sugiro pensar a respeito do porquê se saber o sentido da vida antes do fim dela. Após descobrir o sentido da vida, faria sentido continuar vivo? Recomendo o ótimo Guia do Mochileiro das Galáxias para refletir a respeito do quão prejudicial pode ser saber a resposta antes de descobrir a pergunta.

No segundo caso, lamento pelas pessoas que se interessam mais em saber sobre os outros antes de saber sobre si mesmo. Todos nós precisamos compartilhar cultura, notícias, comportamento entre membros da família, sociedade e cada vez mais, toda a comunidade global. É saudável ter heróis e crenças. O que um escritor é, por exemplo, senão os livros que lê? Mas nunca se engane, você é bombardeado o tempo todo para tirar o foco de sua vida e colocá-lo na vida dos outros. Afinal de contas, cuidar de sua própria vida não dá dinheiro pra quem vive de coluna de fofocas...

Como por exemplo uma empresa convence alguém a comprar seus produtos? Exaltando suas qualidades? Ha! Não, não. É preciso alguém famoso pra criar o "canal" de comunicação com o consumidor final, o cidadão comum, ou, como o Bonner diz, o Homer Simpson, que assinará o cheque. E ter alguém famoso anunciando seus produtos custa caro, portanto é necessário fazer alguém ficar famoso, de forma prática e indolor, pra poder ser utilizado para aquela campanha publicitária (e descartado em seguida).

Agora você entende como o poder do pensamento positivo (PPP para os íntimos) pode influenciar a vida de muitos? Por exemplo, você deseja ser famosa pra ser igual aquela menina-que-esqueci-o-nome que vai casar com o ex-BBB. Você deseja e bang! consegue ingresso praquela festa. Uma mini-saia e duas doses de uísque depois e bang! você aparece na revista do lado daquele ator de Malhação. Uma reportagem insinuando algo e bang! você é a nova possível ex-namorada dele, que está com o coração em pedaços. Uma ponta na televisão, uma nova festa e quem sabe, bang!, você não está anunciando o DDD mais barato do Brasil? Mais PPP e mais bang e você é capa de revista (de fofoca), convidada em programa (de fofoca), o céu é o limite! Vai até escrever livro de Auto-Ajuda Coletiva, quem sabe...



É o Pan aí ó!

Se contar ninguém acredita, mas não é que o Pan do Rio foi um sucesso? A cerimônia de abertura foi um espetáculo, os locais de competição estavam bonitos, o trânsito tranqüilo, o Brasil trouxe ouro pra casa (quer dizer, manteve o ouro em casa)... Nem a inveja da tucanada conseguiu atrapalhar o evento.

A classe média carioca se vestiu de branco (sua roupa típica de protesto) e após tomar chopp no calçadão, pegou o ingresso de 250 reais e vaiou o presidente da República, mostrando até onde vai sua capacidade político-reacionária. O que ninguém soube explicar é: quem aplaudiu o Caesar Maia?? As fitas de segurança do estádio não deixam claro, pesquisadores atribuem o feito ao Fantasma do Maracanã, famoso na época do maqueiro Sombra.

Mas voltando a falar de esporte, os destaques da competição foram muitos: o Tiago do Judô - que tem pressa de ganhar, o Thiago da Natação - pra quem qualquer estilo é nado livre, a Fabiana do salto com vara - que mais um pouco bate recorde, e o Bernardinho do vôlei - o careca estourado, que cortou o titular e convocou o filho. O técnico perdeu finalmente sua blindagem (sem perder o apoio da TV), mas por uma boa causa: levantar o cachê da família...

Mais uma sacanagem do Pan das Surubas.

3 comentários:

Anônimo disse...

Sugestão para próximas matérias: EUA, Rússia, Dinamarca & cia correndo atrás do proveito que o aquecimento global provoca no Ártico, e claro já pensando em dar uma ajudinha ao efeito estufa planejando perfurar a já bem mais fina calota polar... (Adriana)

Anônimo disse...

nem merece pensar...
vc desanima qualquer um...

Anônimo disse...

tu es pedra de tropeço para quaisquer um que .......
...infelismente ainda se encontra pessimista desta categoria